terça-feira, 26 de junho de 2012
terça-feira, 19 de junho de 2012
domingo, 17 de junho de 2012
sábado, 16 de junho de 2012
Vamos conhecer um pouco sobre a Rio +20?

Objetivos:

Objetivos:
1. assegurar um comprometimento político renovado para o Desenvolvimento Sustentável;
2. avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre Desenvolvimento Sustentável
3. abordar os desafios novos e emergentes.
Temas:
1. A transição para uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza
2. O quadro institucional (instrumentos de governança) para o desenvolvimento sustentável (veja os itens Economia Verde e Governança )
2. O quadro institucional (instrumentos de governança) para o desenvolvimento sustentável (veja os itens Economia Verde e Governança )
Resultados esperados:
Em seu processo oficial, a Rio+20 terá como principal produto um documento curto e focado, de caráter político. Ou seja, um texto de aproximadamente 20 páginas, cuja força está no compromisso assumido conjuntamente pelos países e na abrangência e coerência da ampla agenda colocada pelos objetivos e temas da conferência. O processo da conferência não desce aos detalhes técnicos de justificativa e implementação, e tampouco visa dar caráter legalmente vinculante ao documento produzido (ou seja, o documento não implicará o cumprimento obrigatório pelos países que o assinam).
Espera-se que o documento reafirme os compromissos e princípios já acordados nas várias negociações empreendidas pela ONU relacionadas ao Desenvolvimento Sustentável, e que apresente um roteiro para a transição rumo a um novo modelo econômico que leve a uma sociedade mais justa, próspera e sustentável, devidamente direcionado e controlado por um quadro institucional (instrumentos de governança) compatível com os compromissos e desafios assumidos.
Elaborado com base em um processo de consulta pública aberto pela ONU em 2011 e em negociações preliminares, o primeiro rascunho do documento foi apresentado e começou a ser negociado em janeiro de 2012. A partir dessa primeira versão, reuniões periódicas de negociação ocorrerão para que integrantes do corpo diplomático dos países discutam as alterações propostas sobre o texto. A primeira delas ocorrerá em Nova York, de 19 a 23 de Março de 2012. A última rodada de negociação antes da decisão final na Rio+20 acontecerá durante a 3a reunião do Comitê Preparatório (PrepCom), que acontece de 13 a 15 de Junho, já no Rio de Janeiro.
Apesar de não ter caráter legalmente vinculante (ou seja, sem obrigatoriedade legal quanto ao seu cumprimento), o texto a ser acordado pode trazer forte compromisso e claras recomendações relacionadas a protocolos e convenções já vigentes ou a serem desenvolvidos, quer pela ONU, quer pelos países signatários. Nesse sentido, pode-se dizer que a Rio+20 estabelecerá uma agenda para os próximos anos, a qual pautará fortemente as atividades relacionadas à sustentabilidade em todo o planeta. Indicações disso são, por exemplo, compromissos (já mencionados no primeiro rascunho do documento final da conferência) relativos a Metas do Desenvolvimento Sustentável e processos de negociação tendo 2015 como data de referência.
Mais informações: http://www.radarrio20.org.br/index.php?r=conteudo/view&id=24&idmenu=29
sexta-feira, 15 de junho de 2012
Você sabia que o autor JORGE AMADO completaria 100 anos em 2012 se ainda estivesse vivo?

Texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jorge_Amado
Jorge Leal Amado de Faria, nasceu dia 10 de agosto de 1912 na cidade de Itabuna (BA) e faleceu aos 88 anos de idade.
Vamos conhecer um pouco sobre Jorge Amado?
No ano seguinte ao de seu nascimento, uma praga de varíola obriga a família a deixar a fazenda e se estabelecer em Ilhéus, onde viveu a maior parte da infância, que lhe serviu de inspiração para vários romances. Foi para o Rio de Janeiro, então capital da república, para estudar na Faculdade de Direito da então Universidade do Rio de Janeiro, atual Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante a década de 1930, a faculdade era um polo de discussões políticas e de arte, tendo ali travado seus primeiros contatos com o movimento comunista organizado.

Jorge Amado (à esquerda), com os colegas Adonias Filho (à direita) e Gabriel García Márquez (ao centro).
Foi jornalista, e envolveu-se com a política ideológica, tornando-se comunista, como muitos de sua geração. São temas constantes em suas obras os problemas e injustiças sociais, o folclore, a política, crenças e tradições, e a sensualidade do povo brasileiro, contribuindo assim para a divulgação deste aspecto do mesmo. Suas obras são umas das mais significativas da moderna ficção brasileira, com 49 livros, propondo uma literatura voltada para as raízes nacionais. Em 1945, foi eleito deputado federal pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), o que lhe rendeu fortes pressões políticas. Como deputado, foi o autor da emenda que garantiu a liberdade religiosa, viu o sofrimento dos que seguiam os cultos vindos da bela África, no Ceará viu protestantes saqueados por fanáticos com uma cruz à frente, então correu atrás de assinaturas até conseguir a aprovação da sua emenda, e desde então a liberdade religiosa tornou-se lei. Também foi autor da emenda que garantia direitos autorais. Por outro lado votou com o (PCB) a favor da emenda nº 3.165, do deputado carioca Miguel Couto Filho, emenda que proibia a entrada no país de imigrantes japoneses de qualquer idade e de qualquer procedência. [1] Foi casado com Zélia Gattai, também escritora, que o sucedeu na Academia Brasileira de Letras. Teve três filhos: João Jorge, sociólogo, Paloma, e Eulália.
Viveu exilado na Argentina e no Uruguai (1941 a 1942), em Paris (1948 a 1950) e em Praga (1951 a 1952). Escritor profissional, viveu exclusivamente dos direitos autorais dos seus livros. Na década de 1990, porém, viveu forte tensão e expectativa de um grande baque nas economias pessoais, com a falência do Banco Econômico, onde tinha suas economias. Não chegou porém a perder suas economias, já que o banco acabou socorrido pelo Proer, controvertido programa governamental de auxílio a instituições financeiras em dificuldades. O drama pessoal de Jorge Amado chegou a ser utilizado pelo lobby que defendia a intervenção no banco, para garantir os ativos dos seus correntistas.
Obras do autor
- O País do Carnaval, romance (1930)
- Cacau, romance (1933)
- Suor, romance (1934)
- Jubiabá, romance (1935)
- Mar morto, romance (1936)
- Capitães da areia, romance (1937)
- A estrada do mar, poesia (1938)
- ABC de Castro Alves, biografia (1941)
- O cavaleiro da esperança, biografia (1942)
- Terras do Sem-Fim, romance (1943)
- São Jorge dos Ilhéus, romance (1944)
- Bahia de Todos os Santos, guia (1945),(Tradução francesa:"Bahia de tous les saints"),Gallimard,Paris,1979
- Seara vermelha, romance (1946)
- O amor do soldado, teatro (1947)
- O mundo da paz, viagens (1951)
- Os subterrâneos da liberdade, romance (1954)
- Gabriela, cravo e canela, romance (1958)
- A morte e a morte de Quincas Berro d'Água, romance (1961)
- Os velhos marinheiros ou o capitão de longo curso, romance (1961)
- Os pastores da noite, romance (1964)
- O Compadre de Ogum,romance (1964)
- Dona Flor e Seus Dois Maridos, romance (1966)
- Tenda dos milagres, romance (1969)
- Teresa Batista cansada de guerra, romance (1972)
- O gato Malhado e a andorinha Sinhá, historieta infanto-juvenil (1976)
- Tieta do Agreste, romance (1977)
- Farda, fardão, camisola de dormir, romance (1979)
- Do recente milagre dos pássaros, contos (1979)
- O menino grapiúna, memórias (1982)
- A bola e o goleiro, literatura infantil (1984)
- Tocaia grande, romance (1984)
- O sumiço da santa, romance (1988)
- Navegação de cabotagem, memórias (1992)
- A descoberta da América pelos turcos, romance (1994)
- O milagre dos pássaros , fábula (1997)
- Hora da Guerra, crônicas (2008)
Em 1995 iniciou-se o processo de revisão de sua obra por sua filha Paloma e os livros ganharam novo projeto gráfico.
Texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jorge_Amado
quinta-feira, 14 de junho de 2012
quarta-feira, 13 de junho de 2012
123Alô! 0800 0 123 123
atendimento: segunda à sexta de 8h às 20h.
atendimento: segunda à sexta de 8h às 20h.
O que é?
É um serviço de comunicação direta com as crianças e os adolescentes, realizado através de atendimento telefônico qualificado e gratuito, que possibilita a expressão de seus posicionamentos, sua emoções, suas dúvidas, seus pedidos de ajuda, além de oferecer informações e orientações.
O serviço, adaptado para a realidade brasileira pelo Instituto Noos, segue o modelo das childlines que compõem a rede internacional Child Hepline International - CHI que engloba mais de 150 países do mundo (acesse: www.childhelplineinternational.org)
Quem somos?
O 123Alô! é um projeto do Instituto Noos com o suporte de Conselho Gestor e um Conselho Consultivo, compostos por instituições e profissionais reconhecidos, que interagem continuamente para promover o aprimoramento da qualidade do serviço oferecido às crianças e aos adolescentes.
Qual é o objetivo central?
Promover o exercício do direito à informação, à expressão e à comunicação de crianças e adolescentes, incentivando que estes exerçam sua cidadania, conforme dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Convenção Internacional dos Direitos da Criança da ONU.
E os objetivos específicos?
* Criar um canal de expressão para crianças e adolescentes;
* Articular e potencializar redes de promoção dos direitos da criança e do adolescente existentes;
* Gerar informações através de um banco de dados;
* Desenvolver uma metodologia específica que viabilize sua replicação.
Convite
Senhores Pais/ Responsáveis,
A direção da Escola Municipal Cyro Monteiro, tem a honra de convidá-los para a 3ª REUNIÃO DE PAIS E MESTRES em 2012. Será um momento de integração entre a família e escola, entrega de boletins, entre outras informações.
Sua presença é de extrema importância!!
Horário: 8 horas
Data: 15 de junho (sexta-feira)
- Aos alunos, aula normal a partir de 9:30h
Direção e equipe.
quarta-feira, 6 de junho de 2012
INTERSALA
O que é?
Um projeto onde os monitores da sala de leitura se reúnem e ficam com a responsabilidade de relatar sobre alguns países, notícias em geral, incluindo temas como: cultura, dança, culinária, entre outros.
Haverá uma data marcada para a entrega de todas essas informações.
Esse projeto irá envolver todas as turmas.
Desde já agradecemos a sua atenção!
Assinar:
Postagens (Atom)